segunda-feira, 28 de julho de 2008

Cursos livres de História da Arte




HISTORIANDO AS ARTES I

O Projeto Historiando as Artes I trata-se de uma leitura das diferentes expressões artísticas nos períodos da Pré-história, Idade Antiga, Média e Moderna a fim de interpretar o histórico das Artes ampliando a apreciação estética.
Além disso, visitas orientadas aos principais monumentos históricos da cidade do Rio de Janeiro, bem como roteiros de exposições, espetáculos de balé, ópera e concerto fazem parte do curso.

HISTORIANDO AS ARTES II

O Historiando as Artes II, compreende uma extensão do Historiando as artes I.
Incluem-se também a mesma programação cultural.

HISTORIANDO AS ARTES III

O Historiando as Artes III é uma abordagem histórica das manifestações artísticas da Europa dos séculos XVI ao XX.
Como nos cursos anteriores, faz parte uma programação cultural.

HISTORIANDO AS ARTES IV

O Historiando as Artes IV contempla os movimentos artísticos modernos da Europa e sua influência na Arte Moderna brasileira.
Também está incluída uma variada programação cultural.


HISTORIANDO RIO DE JANEIRO E SUA ARQUITETURA

O Historiando rio de Janeiro e sua Arquitetura é um curso que promove o conhecimento histórico e patrimonial da cidade do Rio de Janeiro desde a fundação até o meados do século XX.
Para o estudo, temas da arquitetura Civil, Militar e Oficial são analisados para melhor compreensão do contexto carioca, visando estimular um elo de afetividade entre o cidadão e o bem.


HISTORIANDO IGREJAS DO RIO DE JANEIRO

O Historiando Igrejas do Rio de Janeiro, desdobramento do Historiando Rio de Janeiro ocupa-se com uma análise histórica e estilística dos principais edifícios religiosos erguidos entre os séculos XVI e XX.
Além disso, uma hagiografia e uma avaliação dos revestimentos e retábulos destes monumentos constituem o estudo.

HISTORIANDO EGITO ANTIGO

O Historiando Egito Antigo constitui-se de uma análise dessa Grande Civilização Antiga, sob o ponto de vista das produções cinematográficas e documentários, traçando paralelos com a historiografia.
Temas com Mentalidade, Arte, Política e Religião embasam as discussões.


HISTORIANDO GRÉCIA ANTIGA

O Historiando Grécia Antiga, continuidade do Historiando Egito Antigo, propõe uma discussão sobre a civilização helênica sob o mesmo molde do curso anterior.
Avaliar as heranças culturais e identificá-las na atualidade também são propostas presentes no curso.

HISTORIANDO ROMA ANTIGA

O Historiando Roma Antiga, desdobramento dos estudos sobre Egito e Grécia Antiga, formula discussões sobre os mesmos temas dos módulos de Civilizações Antigas.
Uma seleção dos melhores filmes do cinema e de documentários ilustram as aulas deste que foi um dos maiores Impérios da Antigüidade.

HISTORIANDO IGREJAS E FAZENDAS DE SÃO GONÇALO

O Historiando Igrejas e Fazendas de São Gonçalo objetiva abordar a identidade histórica e artística do município através da análise de monumentos rurais e religiosos, edificados entre os séculos XVII e XIX.
Estimular a auto estima do cidadão pela cidade e levá-lo a sentir-se co-responsável pela preservação destes bens culturais, são aspectos primordiais do curso.

CURSOS LIVRES DE HISTÓRIA DA ARTE


Desde sua criação no ano de 1996 na Prefeitura de São Gonçalo através da Secretaria Municipal de Educação o projeto desdobrou-se em mais nove cursos, oferecidos gratuitamente, ampliando o número de alunos e estabelecendo-se como mecanismo difusor de cultura.

Em janeiro de 1998 foi aprovado como projeto cultural incentivado pela Secretaria de Estado de Cultura e Esporte do Rio de Janeiro e em 2003 classificado pela Secretaria Estadual das Culturas entre os 20 (dentre 315 apresentados) melhores trabalhos de difusão e produção cultural do Estado do Rio de Janeiro.

Todos os módulos tem duração de cinco meses, organizados em dois semestres, sempre com encontro semanais. Ao término do curso confere-se certificado com carga horária.

Nas aulas, recursos de exibições de filmes e documentários, projeções de slides e leitura de apostilas. Além disso, visitas orientadas aos principais monumentos históricos das cidades do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo, bem como roteiros de exposições, espetáculos de balé, ópera e concerto fazem parte do curso.

Devido à legitimidade das atividades desenvolvidas há mais de uma década na cidade, desde 2002 o ICBEU-INSTITUTO CULTURAL BRASIL ESTADOS-UNIDOS vem apoiando o projeto e desde 2006 o SESC -São Gonçalo, que vem procedendo da mesma forma.


Professor Carlos Medeiros




Realização

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Avenida Presidente Kennedy, 721 – Estrela do Norte – Sâo Gonçalo – R.J.
Telefones: 2199-6505 / 2199-6526

3 comentários:

Christensen disse...

Achei sensacional vc. ter colocado a foto do Arco de Adriano em Roma como visual de identificação do curso. Uma vez mais Parabéns, mestre!!

Unknown disse...

Boa Noite !
professor , fiz uma comunidade no orkut chamada historiando as artes . La o senhor pode colocar informações de todos os seus cursos, pois eu estou o convidado para ser o co -propietario. abraços da

gilzafreire@hotmail.com

Ricardo Goulart disse...

Medeiros seu blog já é uma curso!!!!Com carinho Lucia Bela.